Re: Menu wine no Gnome

Em /usr/share/applications (ou ~/.local/usr/share/applications) há
muitos arquivos .desktop, cada um deles representa um aplicativo que
aparecerá ou não no menu do seu gnome.
Se voce se refere aos atalhos na categoria Wine então um desses
arquivos .desktop de ter no seu conteúdo algo como :
Categories=Wine;
ou
Categories=Wine-secao-subsecao;

Se tiver uma linha como a que sugerí entao olhe se há também a linha :
NoDisplay=true

Se houver, apenas troque true por false e seu atalho reaparecerá.

Se apagou diretamente os .desktop que haviam alí, então não será
possivel recuperar a não ser removendo o wine e iniciando as
instalacoes novamente.

[]'s e sucesso.