Re: baixar os fontes do apt e do aptitude

Não funcionou o que? não conseguiu compilar? verificou as dependências?

A versão dos repositórios tanto pelo link http quanto diretamente pelo apt-get devem funcionar, como você vai instalar direto dos fontes, talvez precise preparar o "ambiente" para o aptitude trabalhar corretamente, mas tudo vai depender de como está sendo estruturada essa sua distribuição. Caso não pretenda alterar em nada na estrutura básica do debian recomendo então iniciar apartir de uma imagem minimalista de algum release do debian.

Mas mesmo assim deverá entender primeiro como o sistema funciona.

[1] http://debian.org/doc/
[2] http://debian.org/devel/

A[]'s