Bugs em Audacious e Mplayer (?)

Pessoal, eu tenho alguns problemas com dois programas multimídia no
Lenny, mas não sei se são exatamente bugs, e/ou como reportá-los.

O primeiro caso é com o Mplayer, mais especificamente aquele front-end
dele (que antes era chamado de Gmplayer). Se eu abro um vídeo, e tento
carregar uma legenda depois, ele simplesmente encerra/fecha
abruptamente. (Aliás, esse problema eu vejo desde há muito tempo,
quando usava Kurumin 4).

O outro caso é com o Audacious.

A maioria das vezes em que ele está tocando algo, e o sistema de
gerenciamento de energia apaga a tela do notebook, a música trava. O
programa continua em execução, mas a reprodução da música trava. O
mesmo acontece quando fecho a tampa dele, travando a sessão.
Além disso, existe um recurso dele que muitas vezes não funciona, sem
motivo aparemente. Ao adicionar música/diretório, é possível fazer uma
espécie de busca, digitando algumas letras, o que faz com que ele
percorra a lista, tentando casar com o valor digitado. Isso muitas
vezes simplesmente não funciona.

Algum de vocês reconhece esses problemas também? Seria o caso de
reportar como bugs? Como?

Obrigado.