> Opa,
> Acesso normalmente da minha rede local para o servidor.

> Então o problema é que a maquina que estou fazendo o teste está toda
> liberada no firewall. Eu acesso tudo por ela, menos o meu ip externo.

> Já tinha monitorado com o tcpdump mas não achei nada.

Falta uma regra para fazer NAT e dessa maneira, ter acesso à internet
desde as máquinas locais. Ou seja, um computador na rede 172.16.1.0/24
acessa um computador na internet atraves de NAT.

O acesso ao servidor, usando alguma máquina local, não será afetado
porque nem mesmo passará pelo firewall; a conexão vai ser direta entre
um cliente na rede 172.16.1.0/24 e o servidor 172.16.1.14.

Até.
--
Miguel Da Silva
Unidad de Recursos Informáticos