Etherwake só funciona às vezes

Boa noite, povo!
Preciso de ajuda pra por o etherwake pra funcionar aqui. O problema é que ele só funciona depois que o micro é desligado pelo botão do gabinete da cpu. Se eu desligo o computador por dentro do sistema, tanto logado localmente quanto por ssh, o etherwake não consegue fazer a máquina ligar de novo. Quando estou logado no computador, uso o comando "Desligar", do kdm. O kdm chama o /sbin/halt pra desligar a máquina. Por ssh testei com o halt e com o poweroff. Ambos conseguem desligar a máquina, mas a máquina não liga depois com o etherwake. Me parece ser algo de bios/acpi. Mas fucei um monte no bios e não achei nada muito promissor. De qualquer forma, estou aberto a sugestões. Não sei bem mais por onde pesquisar. A placa mãe é uma abit kv8-pro, com cpu amd sempron 2400 soquete 754. Rodando debian sid com kde.
Valeu!

Bruno