Linux e VIA Chrome 9 HC IGP

Comprei um notebook toshiba que veio com um tal de insigne linux,
distro essa que não me agradou. Isso foi na época que saiu o OpenSuse
11.1, que resolvi baixar e testar.

Funcionou que muito bem, mas não gostei do suse, muito bagunçado, não
sei usar pacotes rpm, já tava acostumado com o ubuntu.

Então saiu o Ubuntu 9.04, e começou minha dor de cabeça, o sistema não
inicializava no modo live o instalado em modo texto rodava, instalava,
mas o sistem não iniciava, ou melhor, iniciava mas não mostrava nada
na tela. Pesquisei e pesquisei, e vi que tinha que instalar um driver,
configurar uns parametros na inicialização que dava tudo certo, fiz e
nada mudou, só consigo abrir o sistema em modo texto e isso não me
agrada.

Baxei o Debian Lenny ontem,  a vesão BRDesktop, ou coisa assim, mas
não  inicializou em modo live.

E agora? Será que eu vou ter que ficar preso a uma distro tosca
(Insigne), ou uma distro muito bagunçada (opensuse), que não me agrada
e não usa o sistema de pacotes que eu sei usar?

"Não sou contra nem à favor, muito pelo contrário!!!"