Relato instalação lenny LG X110 / perguntas configuração

Olá a todos!

Estou configurando pela primeira vez um laptop, e queria algumas dicas
de pessoas mais experientes. Aproveito para um relato sobre instalação
bem sucedida.

Comprei um LG X110 com Windows XP instalado. Liguei uma vez o windows
para verificar que a rede sem fio estava funcionando direito, e
iniciei a instalação pelo site goodbye-microsoft.com. Tudo correu bem,
rebutei, comecei a instalação, particionei o disco, mas escolhi uma
opção - usar instalador live, ou algo assim - que causou um erro na
instalação do sistema que eu não soube resolver. Já tinha particionado
o disco, e não foi possível rebutar. Resultado: tive que recomeçar,
usando um pen-drive.

Aí foi tudo bem. Fiz a instalação pela rede local ethernet (com fio),
e tudo funcionou de primeira. Com exceção da rede sem fio, para a qual
tive primeiro que descobrir que esse netbook é o mesmo que o MSI Wind,
e que sua placa wireless é uma rtl8187se. Instalei então o mais
recente driver disponível em

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/246141

Instalei o build-essential e os headers correspondentes ao meu núcleo
e fiz

make
make install

E a rede se fez.

Bem, agora a pergunta, que talvez merecesse uma mensagem à parte.

Qual é a forma (ou quais são as formas) de configurar o laptop de
acordo com a rede em que está? Lembro que já vi algo a respeito, que
não me interessou muito na época, mas não consigo mais achar.

Dicas sobre gerenciamento de energia também são muito bem vindas.

Obrigado,

Tiago Saboga.