Re: Dúvida - Java no Debian

On Fri, Mar 27, 2009 at 06:01:16PM +0000, Francisco Freitas wrote:
> Olá pessoal, estou migrando para o Linux e escolhi a distribuição Debian.
> Porém não consigo instalar o JDK.

Olá Francisco,

Bem vindo! Como parece ser sua primeira mensagem, estou mandando cópia
para você (caso você não tenha se inscrito na lista) e vou permitir-me
alguns conselhos.

> Tentei instalar de várias maneiras, todas sem sucesso. Gostaria de saber se
> é algum problema com o sistema ou existe alguma forma de instalar o java
> nele.

Ao fazer uma pergunta, diga com detalhe o que já tentou fazer, o que
esperava que acontecesse e o que aconteceu.

No seu caso, por exemplo, posso imaginar vários cenários:

1) Baixei o java do site da sun, alterei as permissões de execução e
rodei ./instalar-java-da-sun.sh e ele disse que o comando não existia.

2) Abri o synaptic e em todas as pesquisas que fiz não apareceu nada
sobre java.

3) instalei o pacote sun-java6-jre no aptitude mas o programa da
receita federal diz que não acha o java.

Fica muito difícil responder ao seu problema só com o que você
mandou. De qualquer maneira, duas possibilidades:

a) Instale, no seu gerenciador de pacotes preferido, os pacotes
referentes ao openjdk (versão livre do java da sun, ainda com pequenos
problemas de compatibilidade)

b) adicione os repositório não livres (non-free) ao seu sources.list e
instale os pacotes sun-java5-jre ou sun-java6-jre e, se quiser, os
respectivos plugins.

Tiago.