É possivel reconstruir um pacote a partir source .deb com minhas opcoes ?

Olá pessoal,

Eu vou ter de recompilar o squid a partir dos fontes porque descobrí
que algumas funcoes na compilação normal foram desativadas.
Gostaria de saber se há um jeito de recompilar o pacote e passar as
novas opcoes (--enable-isto --enable-aquilo) sem ter que fazer o '
make install'  e perder definitvamente o pacote.

Eu pensei que ja que é possivel fazer um backport deve existir um meio
de apenas reempacota-lo com minhas opcoes necessarias :

apt-get build-dep squid
apt-get -b source --enable-auth="ntlm,basic"
--enable-basic-auth-helpers="winbind" -
-enable-ntlm-auth-helpers="winbind" (...)

Minha intenção é continuar usando o modelo de reempacotamento sem
precisar dum make install ou descompactar o source do pacote e fazer
por minha conta.

Se tiver um jeito fácil, qualquer dica é bem vinda.