Lenny-Placa Giga Byte (GA-945GCM-S2C) hd Sata não reconhece

Olá
Possuo um micro com placa mãe gigabyte modelo GA-945GCM-S2C com um hd SATA de 250 GB.
Estava com o Etch instalado nele e era muito feliz, até que baixei o lenny Netinst para fazer a instalação.
Porém chega na hora das partições, não encontra o HD, e lista um monte de drivers que eu testei todas e sem sucesso.
O mais estranho que o Etch kernel 2.6.18 reconhece numa boa, e este kernel 2.6.26 não reconhece.
No ubuntu aconteceu a mesma coisa, então acho que é algo relacionado ao kernel seila.

Tentei dar boot com as opções:
install pci=nomsi
install generic.all_generic_ide=1 (essa daqui lista no menu help f5 mas ignora a opção)
install ide_generic
SEM SUCESSO em todas.

Dai fiz uma gambiarra, dei boot com o etch netinst e instalei  não selecionei pacote algum, primeira coisa que fiz foi alterar o sources.list pro lenny, dei um apt-get dist upgrade e foi bem rápido afinal nada instalado.

Foi criado no grub a opção do kernel 2.6.26, porém não deu boot, mas pelo kernel do etch 2.6.18 bootou e eu instalei meu sistema normalmente.

Eu uso a máquina muito bem customizada, instalo o básico apenas o XDM, X,openbox, iceweasel, icedove, etc...

Não sei mais a quem recorrer, alguém passou por isso? essa placa-mãe é barata mas é boa.

Ajuda ae galera valeu.