Re: Backup de Servidor

2009/1/28 Luciano Zuppi <lszlinux@gmail.com>
Bom, primeiro vamos verificar o seguinte:
para restaurar um servidor com um simples boot, vc deve criar uma "imagem" de cada servidor um HD, ex:
Servidor 1: Email > imagem1
Servidor 2: Proxy/Firewall > imagem2

Coloque um HD no servidor e faça o seguinte:
Suponhamos que esteja usando HD SATA, e ele esteja em na primeira interface: e o HD que será gravado a imagem, nao importa.
Dê um boot com um live CD, ou coloque os 2 HDs em outra maquina, pois para fazer uma imagem de HD, vc nao pode estar utilizando-o. Bom, vamos montar o hd2 em uma diretorio /hd2

# dd if=/dev/sda of=/h2/imagem1.iso

Ao usar dcfldd if=/dev/sda of=/h2/imagem1.iso
Ao invéz de dd ele vai mostrar quantos bites já foram copiados.

O "dd" é a ferramenta, if a origem e of o destino .. simples .. ahhh ..ele demora .. e eu nao conheço modo verboso ..entao..tenha paciência.

DEssa forma vc está seguro quando ao  "levantar" um servidor em minutos. AGORA, vc vai precisar de um script de backup para gerar automáticamente backup dos arquivos que são modificados/criados/apagados diariamente. Assim, podemos  "eleger" um servidor para ser o "Servidor de Backup", e direcionar-mos TODOS eles para o tal. Cada um gera um backup proprio e envia para o servidor de backup. e este, finalmente pode por maior segurança enviar todos esses backups para um HD externo!
O que acha ?

Abraços.

--
Atenciosamente,

Luciano de Souza Zuppi
Linux System Administrations

F.: (13) 3113-3861 / (11) 78349500 (11) 9121-7077 /  Nextel: 42*11414
Skype: luzuppi
www.zuppinetworks.com.br

Antes de imprimir, pense no compromisso e responsabilidade com o MEIO AMBIENTE
Before Printing, please think about your responsibility and commitment to our enviromment.