Muitos processos rodando

Olá,

Alguem sabe o número de processos limite para um sistema saudável? sei que no zabbix por default ele calcula o numero de 300 processos concorrentes, sei que de acordo com a quantidade de processos o sistema vai perdendo desempenho, mesmo não usando 100% da cpu, alguem sabe qual é esse número exatamente, ou tem algum documento com mais informações relacionadas a isso? Aqui em algumas vezes passa de 300 processos concorrentes, não chegando a utilizar 20% da cpu e também não chega a consumir toda a memória, mas como a tendência é sempre aumentar prefiro ja ir prevenindo problemas futuros, os processos normalmente com mais instâncias estão listados abaixo, e sei que não posso diminuir o número de processos filhos dos mesmos pois vão influenciar diretamente na qualidade do serviço fornecido, pretendo em alguns meses dividir a carga desse servidor com outros, mas essa informação é de estrita valia:

smtp:      46
policyd:  23
spawn:   23
dkfilter:  22
imap:     14
apache  12
nfsd:        9
pop3:      7
dovecot:  4

Obs.: em outros servidores o taxa de processos é bem menor, cerca de 87-120.

A[]'s