Re: Diretório compartilhado entre usuários na mesma máquina

Em Qui, 2009-01-22 às 16:07 -0200, Clayton escreveu:
> Hamacker, ótima sua sugestão.
> Acontece que meus usuários estão com umask 0022 aí quando eu crio um
> arquivo neste diretório ele fica com permissões de somente leitura
> para os usuários do grupo e os outros usuários, sendo assim uns
> usuários do grupo não conseguirão apagar arquivos dos outros.
>
> Terá alguma forma de resolver isso a não ser pelo script que o Fabiano
> enviou ?

	Olá.

	Conversando com o administrador da rede do meu trabalho o cara me deu a
seguinte dica.

Na debian por default cada usuário tem seu grupo, ao qual só ele
pertence. Se for assim, configure o umask default dos usuários para
007. Dessa maneira todos os arquivos terão todas as permissões para o
grupo. No diretório coletivo eles pertecerão ao grupo local, e todos
terão acesso. Fora vão pertencer ao grupo do usuário, que tem só ele,
portanto a permissão de escrita não vai prejudicar a segurança.

Esse método não funciona se os usuários moverem arquivos para o
diretório; eles têm sempre que criar lá dentro ou copiar, nunca mover.

	Para usar essa dica seria necessário editar o arquivo /etc/profile e
mudar o umask padrão ou lembrar o usuário de sempre mudar seu umask
quando for colocar coisas nesse diretório coletivo.

	Abraço.
	Fabiano.