Re: PIFAC - A prety interface for apt-cache.

On Sat, Jan 17, 2009 at 08:46:44AM -0200, Flamarion Jorge wrote:

> [...]

Estou estudando python também há um tempo, e me interessei pelo programa.

> apt-cache é obsoleto.
> Tente usar aptitude search.

Não, não é bem assim. O apt-cache tem várias funções bem práticas
(policy por exemplo, e mesmo o search que procura em todos os campos
ao mesmo tempo). E o apt-get continua sendo útil para instalar
provisoriamente (se você precisa de uma dependência só para compilar
alguma coisa, instala com o apt-get e o aptitude sugerirá retirá-lo da
próxima vez).

Não conheço os outros aplicativos (nunca usei a sério nenhuma outra
distribuição, apesar de já ter instalado várias para dar uma olhada),
mas a idéia parece muito interessante.

Duas dicas a partir de uma rápida olhada no código:

1) use menos a forma "from x import y", pois a leitura fica bem mais
difícil. (ver o zen do python).

2) procure reutilizar trabalho já feito:

a) quais são os programas já existentes que fazem busca de pacotes
debian?

b) acho que existe um pacote python-debian ou algo do gênero que faz
uma interface para algumas coisas (o que?) do debian. você olhou?

c) o ipython tem uma biblioteca interessante para uso de cores no
terminal.

> já tentou usar o aptitude sem argumento.
> faz assim:
> aptitude e se quiser localizar um pacote aperta a "/" e digita o nome.

Essa busca do aptitude só procura nos nomes de pacotes. A partir daí,
é possível fazer muitos tipos de busca, mas é preciso olhar no
aptitude-howto os códigos (que começam com til, por exemplo, se tiver
~i na busca, ele só procura pacotes instalados).

> Fora que tem o synaptics também, que é gráfico

Lembre-se de que tem gente que prefere não usar a interface gráfica (é
meu caso, por exemplo).

Estou interessado em fazer isso avançar, mas acho que a partir de
agora nossa conversa vira off-topic; podemos continuá-la fora da
lista?