Configurando o Debian para acessar um proxy pela Linha de Comando!!

Olá a Todos!!!

Sou administrador de Redes e estou com um problema para configurar o debian para acessar o proxy autenticado:

Cenário:

A nossa rede está protegida por um proxy (squid) com requer autenticação para todo tipo de conexão externa, o problema surge no seguinte caso, o nosso ambiente de teste para novas funcionalidades é todo virtualizado com o virtual box, ou seja nos simulamos uma rede pelo virtual box com servidores e clientes, o servidor proxy desse ambiente de teste é o debian 4.0, e desde que foi ativado a autenticação ele não consegue mais se conectar na internet, antes quando o servidor proxy ( o Real ) não requisitava autenticação ( era tranparente) tudo funcionava perfeitamente, ou seja eu quero saber como eu faço para esse debian se autenticar no outro proxy.

Entenderam o meu problema?

Aguardo ajuda!!!

--
Fagner Patrício