Re: Servidor Web Java JSP

2008/4/23 Felipe Rocha <flaprocha@gmail.com>:
Opa, vamos lá...

> Legal, porém ainda fiquei na dúvida em relação ao funcionamento do Apache,
> pois o Apache responde na porta 80 e o glassfish 8080, ou seja para alguém
> acessar meu serviço teria que executar no navegador web
> http://www.meudominio.com.br:8080/aplicacao
> ou internamente http://ipservidor:8080/aplicacao referenciando a porta do
> Glassfish(ou do Tomcat).

Quanto a esta porta padrão de cada aplicativo, isso pode ser alterado
sem grandes problemas. Para este tipo de situação, onde o apache
recebe todas as requisições e depois manda para quem 'sabe' a
resposta, usa-se o forward de portas, em uma rápida pesquisa pelo
google (apache port forward glassfish) encontrei 2 links
interessantes, são eles:

http://blogs.steeplesoft.com/virtual-hosting-using-apache-and-glassfish/
http://weblogs.java.net/blog/jfarcand/archive/2006/03/running_glassfi_1.html

> Tem como fazer algum tipo de integração com o Apache + Glassfish ou devo
> colocar o Glassfish para rodar na porta 80 sem o Apache ?

Sim, nestes links acima é mostrado justamente isso.

>Vou perder alguma coisa com isso ?

Isso depende de seus planos, o Glassfish irá te prover um servidor
http, um container JEE, bem como suporte a PHP e Ruby, se for
suficiente, não irá perder nada, agora se tiver planos de fazer
algumas outras coisas como webmail, SVN, proxy de conteúdo, e outras
coisas mais que com o apache a frente disso tudo seria mais simples,
ai sim estaria perdendo esta 'camada' facilitadora. Como eu disse,
depende de você avaliar qual é sua necessidade.

Espero ter dado um help, caso ainda existam duvidas, mande as novamente.

att,
Felipe Rocha

2008/4/22 Adauto Serpa <adautoserpa@gmail.com>:

> [...]
> acessar meu
> serviço teria que executar no navegador web
> http://www.meudominio.com.br:8080/aplicacao
> ou internamente http://ipservidor:8080/aplicacao referenciando a porta do
> Glassfish(ou do Tomcat).
>
> Tem como fazer algum tipo de integracão com o Apache + Glassfish ou devo
> colocar
> o Glassfish para rodar na porta 80 sem o Apache ? Vou perder alguma coisa
> com isso ?
>

> Acho que agora minha dúvida ficou mais explicada ! Hoje vejo que não sei

Obrigado a todos as dicas, não foi fácil.

Felipe, só consegui fazer funcionar no final de semana.
Estudei um pouco sobre o módulo mod_jk no entanto não consegui faze-lo funcionar.

Não perdi muito tempo com ele, até porque achei muito interessante opção de utilizar
módulo de proxy reverse. Com ele posso utilizar qualquer tecnologia dessas feitas para
web tipo PHP, ASP ou JSP sem ter que fazer muitas mudanças nas configurações do apache.
Posso distribuir as aplicações de como se fosse um cluster !!! Interessante né !!! Ainda não testei !?!
Só testei com o TomCat e o Glassfish.

O que eu fiz foi bem simples, adicionei as seguintes linhas abaixo no arquivo /etc/apache2/apache2.conf:

<Location /webjsp>
   Order allow,deny
   allow from all
</Location>
ProxyPass /webjsp http://localhost:8080/webjsp
ProxyPassReverse /webjsp http://localhost:8080/webjsp

O que eu pude entender do que eu fiz foi que a parte do <Location /webjsp> é para dar permissão
de acesso a aplicação e o restante da configuração é o ip do servidor da aplicação mais a porta do serviço
(no meu caso o mesmo do Apache ou seja, localhost).

Em segundo ativei todos os módulos proxy do apache(não sabia quais ativar) mais o módulo rewrite.
Para ativar os módulos crie links da pasta /etc/apache2/mods-available/módulo para a pasta
/etc/apache2/mods-enabled.

Pronto !!! Funcionou aqui, espero que funcione com vocês até porque muitos dos tutorias que vi na
internet não funcionaram comigo.

Bom por último se alguém tiver mais informações sobre o que eu fiz eu agradeço. Pode ser que alguma
coisa esteja fora do padrão.

Ainda não estou muito seguro tenho que amadurecer mais, porém acho que estou no caminho.

obrigado,

--
Adauto Serpa
Técnologo em Informática