Re: Servidor Web Java JSP

Opa, vamos lá...

> Legal, porém ainda fiquei na dúvida em relação ao funcionamento do Apache,
> pois o Apache responde na porta 80 e o glassfish 8080, ou seja para alguém
> acessar meu serviço teria que executar no navegador web
> http://www.meudominio.com.br:8080/aplicacao
> ou internamente http://ipservidor:8080/aplicacao referenciando a porta do
> Glassfish(ou do Tomcat).

Quanto a esta porta padrão de cada aplicativo, isso pode ser alterado
sem grandes problemas. Para este tipo de situação, onde o apache
recebe todas as requisições e depois manda para quem 'sabe' a
resposta, usa-se o forward de portas, em uma rápida pesquisa pelo
google (apache port forward glassfish) encontrei 2 links
interessantes, são eles:

http://blogs.steeplesoft.com/virtual-hosting-using-apache-and-glassfish/
http://weblogs.java.net/blog/jfarcand/archive/2006/03/running_glassfi_1.html

> Tem como fazer algum tipo de integração com o Apache + Glassfish ou devo
> colocar o Glassfish para rodar na porta 80 sem o Apache ?

Sim, nestes links acima é mostrado justamente isso.

>Vou perder alguma coisa com isso ?

Isso depende de seus planos, o Glassfish irá te prover um servidor
http, um container JEE, bem como suporte a PHP e Ruby, se for
suficiente, não irá perder nada, agora se tiver planos de fazer
algumas outras coisas como webmail, SVN, proxy de conteúdo, e outras
coisas mais que com o apache a frente disso tudo seria mais simples,
ai sim estaria perdendo esta 'camada' facilitadora. Como eu disse,
depende de você avaliar qual é sua necessidade.

Espero ter dado um help, caso ainda existam duvidas, mande as novamente.

att,
Felipe Rocha