Re: Cacti mostrando gráficos "errados".

Miguel Da Silva - Centro de Matemática escribió:
Bem, não pude colocar o assunto que explicasse suscintamente o que está acontecendo, o jeito é explicar o problema aqui mesmo :)

Acontece que tenho um servidor monitorando a minha rede através do Cacti, algo bem simples. Este servidor puxa o dados de alguns outros PC's (servidores ou não) usando SNMP e gera os gráficos (muito bonitos, diga-se de passagem).

Só que há um pequeno probleminha... estou tendo a impressão de que os gráficos gerados não são correspondentes aos hosts que dizem ser. Explico melhor o que isso quer dizer... um dia estava dando manutenção no servidor A e revisando os gráficos do Cacti vejo que o outro servidor B teve 3 usuários logados numa hora X. Reviso os logs do servidor B e vejo que nesta hora X não teve ninguém logado nele (aí desesperei). Entretanto, nesta mesmíssima hora X eu tinha 3 usuários logados no servidor A.

Comecei a revisar os gráficos do Cacti e percebi que os gráficos "Load Average", "Memory Usage", "Logged in Users" e "Process" são todos iguais para os servidores e PC's que o Cacti monitora. Não é possível que o servidor de e-mail tenha a mesma carga (durante o mesmo período) que o servidor Web, ou até mesmo que o servidor que tem as homes dos usuários.

Li o manual do Cacti novamente para ver si havia criado os gráficos ou "dispositivos" (devices como o Cacti diz) da maneira correta e tudo parece estar bem. Entre os servidores que o Cacti controla, está incluido o próprio servidor onde ele está instaldo e (baseando-me no gráfico "Logged in Users") percebo que o gráfico usado nos outros hosts é na verdade o gráfico que pertence ao "servidor Cacti".

Me certifiquei que nas configurações de cada host o campo "Hostname" mostrasse o FQDN do host correspondente e que cada gráfico tivesse o campo "Host" também com a opção correta.

Enfim... sugestões?!

Até.

Problema resolvido. Acontece que os templates para gráficos gerados para um PC remoto tinha que ser "ucd/net" (para "CPU Usage", "Load Average" y "Memory Usage") y "Host MIB" ("Logged in Users" y "Processes").

Os templates que estive usando eram todos para o host local.

Agora sim tenho os gráficos gerados corretamente para cada computador.

Até.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red