PAM - Autenticação de usuários

Pessoal,

Tenho diversas estações Linux usando o PAM para se autenticar na minha base de usuários. Porém, quando a base fica offline nenhum usuário consegue se autenticar, nem mesmo eu tendo um usuário local cadastrado na estação Linux.

      Alguém sabe como eu posso resolver isso?

      Eu pensei nas seguintes etapas para resolver o problema:
      1 - Usuário tenta se autenticar.
2 - Caso o usuário estiver na base, autenticação funcionara com sucesso. 3 - Caso o usuário não estiver na base ou a base estiver offiline, consultar a base de usuários da estação local.

      Tem como fazer isso? Ou tem uma maneira melhor de se fazer?

      Existem gambiarras por script, mas eu não quero fazer isso!

Valeu!