Re: Cyrus + Postfix + Dspam + Clamav + Spamassassim - Mensagem não é entregue

Olá lista, e em específico o Edmundo e o FAW que estavam me respondendo antes.
Conforme tinha falado, refiz o servidor, mas agora apenas um passo de cada vez.
Imaginando que eu queira apenas no servidor, o postfix com o
spamassasin para sinalizar e barrar as mensagens como spam, utilizei o
seguine howto: http://www.debuntu.org/postfix-and-pamassassin-how-to-filter-spam,
que resumindo ficou assim:

1. Istalar o Spamassassin
 #apatitude install spamassassin spamc

2. Criar o usuário e o grupo específico para o spamassassin
 #groupadd -g 5001 spamd
 #useradd -u 5001 -g spamd -s /sbin/nologin -d /var/lib/spamassassin spamd
 #mkdir /var/lib/spamassassin
 #chown spamd:spamd /var/lib/spamassassin

3. Alterar as configurações do arquivo spamassassin
 #vim /etc/default/spamassassin
 ENABLED=1
 SAHOME="/var/lib/spamassassin/"
 OPTIONS="--create-prefs --max-children 5 --username spamd
--helper-home-dir ${SAHOME} -s ${SAHOME}spamd.log"
 PIDFILE="${SAHOME}spamd.pid"

4. Editar o arquivo local.cf do Spamassassin
 #vim /etc/spamassassin/local.cf
 rewrite_header Subject ***** SPAM _SCORE_ *****
 required_score           4.5
 #to be able to use _SCORE_ we need report_safe set to 0
 #If this option is set to 0, incoming spam is only modified by adding
some "X-Spam-" headers and no changes will be made to the body.
 report_safe     0

 # Enable the Bayes system
 use_bayes               1
 use_bayes_rules         1
 # Enable Bayes auto-learning
 bayes_auto_learn        1

 # Enable or disable network checks
 skip_rbl_checks         0
 use_razor2              0
 use_dcc                 0
 use_pyzor               0

5. Reiniciar o Spamassassin
 #/etc/init.d/spamassassin restart

6. Editar o arquivo master.cf do Postfix para chamar o Spamassassin
 #vim /etc/postfix/master.cf
 Troque a linha smtp      inet  n       -       -       -       -       smtpd
 por
 smtp      inet  n       -       -       -       -       smtpd -o
content_filter=spamassassin

 No final do arquivo, adicione a linha abaixo:
 spamassassin unix -     n       n       -       -       pipe
user=spamd argv=/usr/bin/spamc -f -e /usr/sbin/sendmail -oi -f
${sender} ${recipient}

7. Reiniciar o Postfix
 #/etc/init.d/postfix reload

Quando enviei o e-mail de um usuário para o outro, a mensagem está
chegando marcada da seguinte forma:

***** SPAM 6.2 ***** Reunião Geral

Li outros artigos mas estou meio perdido, pois uns mencionam que o
spamassassin marca e também bloqueia através de pontuação, outros
mencionam que precisam de outro aplicativo para que isso seja feito.

Perguntas:
Passando do pressuposto que a configuração está correta, e que ele
deveria escrever nas mensagens com pontuação acima de 4.5 de acordo
com minha configuração, porque minha mensagem apesar de ser num
servidor local e não ter nada escrito na mensagem, está sendo
sinalizada com a pontuação 6.2?
Ela não deveria ter uma pontuação menor?

Outra coisa, tem alguma linha que eu coloco nesses arquivos de
configurações para barrar os spams e não só sinalizar?

Só posso colocar o servidor em produção depois de treinar o
spamassassim ou tem algum tipo de configuração que eu faça, permitindo
já o servidor ficar on-line?

Desculpe a enxurrada de perguntas, mas iniciante é assim mesmo.

[]ão e no aguardo.
--
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres