Re: servidor NIS com DHCP +NFS

Jonathan Martins escreveu:
> [...]
> nessa universidade é meio complicado.. Apenas uma pessoa tem bons
> conhecimentos, que é o chefe da informática e falar com ele é mais
> difícil que falar com o reitor, principalmente em momento de férias..
> Qualquer alteração é ele que dá. Para ter uma idéia uma vez eu queria
> saber o IP de uma máquina para acesso externo á universidade e ninguém
> soube .. Só essa pessoa sabia e ele nunca está lá..rs Deixando isso de
> lado, vou tentar fazer então, quer dizer que não precisa colocar IP para
> o servidor NIS, basta o nome da máquina, certo?

Calma aí que está começando a haver confusão aqui.

Aí vai mais uma vez uma brevíssima explicação sobre NIS... se os
clientes e os servidores estão na mesma rede, então não é necessário
conifurar nos clientes nenhuma informação sobre os servidores (nem nome,
nem IP, nem nada). Mas isso é possível somente se os clientes e os
servidores estão na mesma rede.

Além do mais, pense bem... se você tem DHCP, então o DNS não é uma fonte
"confiável" para verificar qual IP tem determinado computador.

> Vamos ver o que dá, eu
> vou tentar. Quando ao NFS vou ver o que posso fazer. Já usei o samba,
> mas confesso que gosto mais de NFS. Vamos ver o que vai dar, por
> enquanto, quero garantir o NIS. Qualquer sugestão a mais. Obrigado
> Eduardo, Minguel .. agradeço à todos pelas sugestões.

Sinceramente, não querendo ser chato (e muito tirar o seu estímulo,
sempre que aparecem desafios, aparecem bons momentos para aprender)...
sería melhor mudar de plano e procurar alguma outra ferramenta (veja a
dica do Eduardo Sachs); tem hora que não dá para querer "reinventar a
roda". NIS+NFS funciona perfeitamente quando há IP's fixas. Se os IP's
são dinâmicos, então deverá existir "algo mais" (DNS dinâmico, Samba,
etc) para facilitar o trabalho.

Talvez seria conveniente também ter uma reunião entre você, o
responsável da informática e a pessoal que pediu esse servidor NIS no
laboratório.

Se você ver a minha assinatura no e-mail, verá que também trabalho num
ambiente acadêmico (na verdade em 2 faculdades) e é um tipo de lugar
onde informática não é levada a sério e que muitas vezes, a opinião do
sobrinho que "sabe de informática" e instalou o ADSL compartilhado em
casa vale mais que a opinião de um profissional.

Mas então... boa sorte.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red