    Data: Sun, 21 Dec 2008 17:54:31 +0000
    De: Debiminho <debiminho@gmail.com>
 Assunto: Re: otimização do kernel para desktop
      Para: Elias Diniz <eliasdiniz@gmail.com>
      Cc: Lista Debian <debian-user-portuguese@lists.debian.org>

Então, sei que existem vários projetos como o zen-kernel[1] e o omnislash[2]
que tentam melhorar o desempenho do kernel para uso no desktop.
Mas não sei até onde todas essas customizações fazem efeito.
Para a compilação de um novo kernel eu normalmente altero os seguintes
itens:

1 - Configuro o item "Processor Family" para o meu processador, ou o mais
proximo dele;

2 - Altero o "Preemption Mode" para "Voluntaru Kernel Preemption (Desktop)";

3 - Altero o "Timer frequency" para 1000hz;

Com essas modificações eu percebo uma melhora no desempenho, porém nunca
efetuei um teste concreto, minhas observações se baseiam no olhometro :-)

[1] http://zen-sources.org/
[2] http://hqxriven.wordpress.com/

Olá, porque não usas o sistema de bench no gnome ?  Sistema >
Preferências > System Profiler and BenchMark.

Aqui vão os resultados antes e depois,

KD- Kernel Debian,
KP- Kernel Personalizado

KD - CPU ZLib This Machine	13855,177
KP - CPU ZLib This Machine      15355,201

KD - CPU Fibonacci This Machine	3,586
KP - CPU Fibonacci This Machine	3,600

KD - CPU MD5 This Machine	        44,491
KP - CPU MD5 This Machine	        44,118

KD - CPU SHA1This Machine      	64,023
KP - CPU SHA1 This Machine	        63,934

KD - CPU Blowfish This Machine	18,561
KP - CPU Blowfish This Machine	        18,464

Silvino
--
debiminho.com