Re: [off] classificar no openoffice

Oi Ronaldo,

Eu já me deparei com este problema algumas vezes e esperava que o
OpenOffice superasse o MSO neste quesito em algum momento, mas ainda
não foi dessa vez. Quem sabe num futuro.

Para classificar mais de três colunas eu faço um processo meio manual
que o seguinte:
1 - Ordeno pelas 3 primeiras colunas normalmente - pelo menu Dados/Classificar
2 - Como até a 3a. coluna já temos o agrupamento correto, então eu
agora seleciono as linhas cujos valores são iguais nesta terceira
coluna e aplico uma nova classificação apenas nestas linhas. Note que
como eu precisei selecionar as linhas, não teremos a linha de título
então você escolherá as colunas pelas suas letras de identificação.
3 - Repita este passo "2" com todos os outros grupos de valores
identicos na 3a. coluna.

Embora este procedimento possa ser trabalhoso e demorado - dependendo
do volume de dados - eu consigo ordenar até a 6a. coluna, o que está
mais do que suficiente para a maioria das "raras"situações. Apenas uma
única vez eu precisei ordenar até a 10a. coluna e naquele caso eu
optei por exportar os dados para uma base de dados (Na época o
MS-Access*), ordenei usando SQL e exportei os dados novamente para a
planilha.

*Se fizesse hoje em dia usaria o OpenOffice.org Base que funciona
muito bem pra isso.

Não sei se consegui ser claro então qualquer dúvida é só avisar.

Boa sorte.