Dúvida sobre funcionamento de Relay (E-mails)

Galera,
Alguém pode me explicar (ou indicar alguma literatura/site) sobre como funcionar o Relay de servidores de e-mails entre os provedores?

Na verdade minha dúvida é a seguinte:

Parte1 (que será o meu caso!!!)
Vamos supor que tenho um dominio chamado "www.dominio.com.br" e que este dominio está hospedado num provedor qualquer. Supondo que eu tenha um Servidor de e-mail já configurado e funcionando na minha rede local e que a partir de determinado momento eu queira que meu servidor de e-mails (e não mais o do provedor) comece a receber e enviar e-mails do meu dominio www.dominio.com.br. Como deverá ser feito o Relay disso? Eu teria que entrar em contato com o provedor e solicitar que ele inclua meu IP (fixo, obviamente) nos seus Servidor DNS para que ele aponte para este meu IP? Eu teria também que solicitar que eles autorizem meu Relay (do meu dominio "www.dominio.com.br")?

Parte2
Supondo que agora seja de PROVEDOR para PROVEDOR. Como é feito o Relay entre eles, ou seja, como eles "se autorizam" a receberem os e-mails uns dos outros?

Por exemplo:
Como um dominio "X" hospedado no Provedor "A" consegue (ou é autorizado) a enviar e-mail para o domínio "Y" que está hospedado no Provedor "B"