RES: Re: Linux em modo bridge

Title: RES: Re: Linux em modo bridge

Ola Leandro,

Legal que você conseguil resolver o problema :)

Gostaria de expor alguns pontos, para dar uma clareada nas suas idéias sobre protocolos. Tipo, bridge geralmente são utilizadas para separar o domínio de colisão, ela segmenta a rede em domínios de colisão diferentes, dado que os pacotes de broadcast ficam restritos a cada lado da bridge. Aqui tem uma explicação interessante sobre isso, acho que vai te dar uma clariada => http://www.catabits.com.br/forum/index.php?topic=33.0

O caso mais comum onde se usa bridge em linux é quando se deseja por um firewall "invisivel" na rede. No caso do uso de squid, a maquina precisa ter IP especificado, pois o squid é um daemon que trabalha em camada de aplicação (http). ele recebe a conexão, trata e decide o que vai fazer.

Neste caso, torna-se redundante o uso de bridge, pois sendo o proxy com IP seu gateway da rede, os domínios de broadcast já estarão separados.

Não conheço o squid que roda no microtik (se é compilado sem suporte, etc), porem para fazer o transparent-proxy no squid do debian basta fazer como o Thiago disse:

iptables - t nat -i <INTERFACE_INTERNA> -p tcp --dport 80 -j REDIRECT 3128

e adicionar/modificar no squid.conf => http_port 3128 transparent

No caso da nescessidade de acesso a outras portas não esqueca de abilitar o forward e criar o mascaramento, como o Thiago disse:

echo "1" > /proc/sys/net/ipv_4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface externa> -j MASQUERADE

Apenas mais uma informação importante, transparent-proxy não funciona com proxy autenticado, como vem nos comentários do squid.conf:

# # WARNING: proxy_auth can't be used in a transparent proxy. It
# # collides with any authentication done by origin servers. It may
# # seem like it works at first, but it doesn't.

http://wiki.squid-cache.org/SquidFaq/ProxyAuthentication#head-6793b3454a91802f8e22c3c3a8874bf68056890c

Espero ter ajudado a clarear seu entendimento um pouco mais.

[s];

Att.:
Ygor da Rocha Parreira.
Consultor de Segurança da Informação.
Security Labs | Intruders Tiger Team Division
http://www.intruders.com.br/
http://www.securitylabs.com.br/