Re: Debian LTS

Fala Rodolfo

>        Depois de ler as discussões do tópico - Qual o futuro de Debian? - e
> eis que tenho uma dúvida. O que impediria a existência de uma versão LTS do
> Debian?

Na minha opinião, esse modelo de desenvolvimento é utilizado somente
por distribuições que não prezam a estabilidade do sistema, dando
atenção as versões dos aplicativos utilizados e buscando mante-los os
mais novos possíveis. Isso leva, involuntariamente, a problemas com
questões de segurança em ambiente críticos, como servidores. Para
manter a confiança dos seus usuários, a distribuição garante manter
atualizações durante um tempo.

O Projeto Debian sempre deu prioridade a estabilidade e robustez do
sistema, não se importando em deixar de lado as últimas versões dos
aplicativos que o compõe.

>        Escolhi o Debian com minha distribuição preferencial justamente por
> causa dos seus longos ciclos de lançamento. Eu só efetuo atualização de
> servidores para novas versões do Debian depois que o suporte à versão que
> uso está encerrado. Horas, se meu servidor de e-mail está funcionando bem
> rodando o Sarge , para que eu devo atualizar o meu servidor para o Etch?

O grande problema é que após o lançamento do Debian Lenny, o Debian
Sarge deixará de ser atualizado ( o Etch será o "oldstable", se não me
engano) e isso pode levar seu ambiente à questões graves de segurança.
Acredito que o mais sensato seria esperar o lançamento do Lenny como
estável e depois realizar a migração.

- --
Davi Vercillo Carneiro Garcia
http://davivercillo.blogspot.com/

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento de Ciência da Computação
DCC-IM/UFRJ - http://www.dcc.ufrj.br

Grupo de Usuários GNU/Linux da UFRJ (GUL-UFRJ)
http://www.dcc.ufrj.br/~gul

Linux User: #388711
http://counter.li.org/

"A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria
incompetente." - Bernard Shaw

"Theory is when you know something, but it doesn't work. Practice is
when something works, but you don't know why.
Programmers combine theory and practice: Nothing works and they don't
know why." - Anon