Re: Qual o futuro do Debian?

On 13-11-2008 21:10, Thiago Paixão wrote:
> Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
> fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
> indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
> obrigado a indicar o Ubuntu.

	Obrigado é uma palavra forte.

	Eu uso e recomendo Debian e as pessoas não reclamam. Tanto
pra usuários leigos quando para técnicos. Um dos grandes pontos é
que muitas vezes é preciso saber um pouco mais do que as pessoas
precisam pra poder recomendar partes não tão populares do Debian
que atendem a maioria das demandas.

> Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
> recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
> muito desatualizados.

	"Muito" desatualizados também é relativo. Qualquer infra
de rede precisa de planejamento pra atualização, você não troca
o "core" da rede a cada seis meses porque saiu versão nova, tem
que ter planejamento e alinhamento de ações, 18 a 24 meses é
considerado uma linha do tempo muito boa. Note que há distros que
oferecem suporte por 3, 5 e até 7 anos sem grande atualizações de
versões de software.

> Apesar do Debian ser o "pai" do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
> diz respeito de um SO para Desktop?

	Há quem discorde. :)

	Há muito mais marketing nesse afirmação do que análise
real, alguns órgãos do governo tem adotado Ubuntu nos desktops
e os relatos que recebi até agora são de problemas graves nos
ciclos de atualização e continuidade.

> Até eu que sou usuário com uma certa
> experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
> tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
> uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
> com pacotes quebrados e coisas do tipo.

	Como já foi citado o "etch-n-half" visa atender a
demanda de atualizações de kernel/drivers em versões estáveis
e em breve o backports.org deve passar a ser um serviço
oficial do Debian.

	Eu uso testing/unstable há alguns anos e raramente
acabo com pacotes "quebrados".

> Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
> projeto Debian um dia será o que já foi?

	As perguntas acima são um tanto quanto "vagas". Todos
os projetos mudam, e todos torcemos para que eles mudem pra
melhor. Hoje o Debian é muito maior do que um dia ele já foi,
então a comparação é um tanto quanto inconsistente sem um
parâmetro razoável de comparação.

	Em tempo, se houve uma parte que você acha que pode
ser melhorada, verifique se não há uma demanda para que você
possa estender a mão e dar alguma ajuda pra tornar o Debian
melhor. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)