Re: debian sem som

O problema dele é semelhante a um que eu tive(tenho): A placa de rede do chipset MCP61 de algumas motherboards (incluindo a minha PCCheetos) não tem ou não fixa (ou sei-lá-o-quê) um MAC ADDRESS. Ou talvez seja problema do driver para linux. A questão é que a cada reboot o driver detecta um MAC diferente para a mesma placa. Isso acaba confundindo o UDEV. Se me lembro bem o que eu fazia era:

<gambiarra>
ifconfig down ethX
rm /etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules
rmmod forcedeth
/etc/init.d/udev restart
</gambiarra>

Ou seja: derrubava a placa de rede (para poder remover o driver da memória), apagava o arquivo de regras de rede do uedv (atenção: ao invés de apagar, vc pode testar renomeando ou mudando ele de lugar), removia o driver da memória e reiniciava o UDEV. Acho que a partir daí ele já carregava o módulo automaticamente. Uma correção seria "amarrar" a placa como sendo eth1, porém não pode ser via MAC ADREESS (já que ele "muda" a cada carga do driver). Talvez pelo fabricante (via pciid) ou outra informação. Como faz tempo que eu não rodo linux naquela máquina, acabei não me aprofundando nessa questão.

Abraços,
Fabiano.

2008/10/27 Renato S. Yamane <yamane@diamondcut.com.br>
Fabio escreveu:
> eu instalei o debian na minha maquina e, inicialmente, a internet estava
> funcionando corretamente, mas o audio nao. Porem, depois de atualizar o
> sistema, via apt, a rede parou de funcionar... tbm tenho ruindows
> instalado e a internet funcionando corretamente, mas no debian agora nao
> mais.

Uma coisa é certa... Agora a rede está OK, porém provavelmente o seu
modem está configurado como "Bridge" ao invés de "Router".

Vá no Painel de Controle do Windows --> Rede (ou coisa parecida) e
verifique qual é o IP da máquina com Windows, máscara, gateway, DNS e
coloque essas mesmas configurações no seu Debian.

Para isso é necessário ajustar o /etc/network/interfaces, deixando a
parte referente a eth0 dessa forma (os endereços provavelmente serão
diferentes):

iface eth0 inet static
     address 192.168.0.111
     netmask 255.255.255.0
     gateway 192.168.0.1

Depois, edite o /etc/resolv.conf e coloque os seus DNS:
nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

Att,
Renato