Re: Onde acho a lista de Webcam suportadas pelo Linux ?

On Wed, Oct 15, 2008 at 5:36 PM, Luciana Sousa <lucianaqt3@gmail.com> wrote:
> Olá gente,
> em site encontro informaçoes sobre webcam suportadas pelo linux,
> pois quero comprar uma e não ficar sofrendo para fazer funcionar.
> --

Ola,
existem diversos projetos que visam escrever device drivers para as
webcams, entre elas o scpa (1), qce-ga (2) e mais recentemente o Linux
UVC (3), bem como diversos outros projetos voltados para um
modelo/marca especifico.
UVC (Usb Video Class) e uma padronização do "USB Implementers Forum"
para dispositivos de imagem como as webcams e captura de video. O
suporte ao UVC no Linux ainda esta em estagio inicial, e algumas
cameras ainda não funcionam corretamente, caso encontre um deses e só
pedir ajuda (corretamente) aos desenvolvedores.
As cameras UVC são vendidas com uma das seguintes características:
Driver Free;
Vista Compatible;
Note: driver-free mode potentially works under Vista, Linux and Mac,
but these OS have not been verified.

1) http://mxhaard.free.fr/index.html
2) http://qce-ga.sourceforge.net/
3) http://linux-uvc.berlios.de/