Re: HTB

On 1 out, 21:00, "Lucas Mocellin" <lucasmocel...@gmail.com> wrote:
> [...]
> saida, pois se voce pensar, como vc vai controlar um trafego que ja chegou?
> nao tem muita logica(até tem como com a qdisc ingress, mas nao é para esse
> uso, se quiser pesquisar sobre soh a motivo de curiosidade)
>
> acho que nao vai ser tao complicado nao, eh soh vc criar as classes com suas
> "bandas", e aplicar os respectivos filtros..
>
> alem de usar o tc filter, vc pode usar o iptables para filtrar e separar os
> trafegos, por exemplo
>
> iptables -t mangle -A POSTROUTING -s IP_DE_ORIGEM -o ppp0 -j CLASSIFY

Essa linha é para tráfego de saída (upload)?
Como seria no caso com o de entrada?

> essa regra vai pegar todo trafego vindo do IP_DE_ORIGEM, saindo pela ppp0 e
> jogar na classe 1:10 do device ppp0.
>
> tem tambem o site do eriberto que tem uns slides para um entendimento legal:
> eriberto.pro.br
>
> valeuuu

Realmente não tem lógica Lucas. Depois que já chegou não tem o que
controlar né. Foi isso que pensei...
Mas falei que seria trabalhoso porque tenho 5 interfaces. Cada uma
para construir classes para HTTP, Samba, Email, etc...mas, vamos a
luta!!
Agora vem uma pergunta: Se quero controlar o tráfego de download da
porta 4660 do host 192.168.0.50 para 400kbit por exemplo...Mas o
tráfego que chega em minha interface ppp0 está totalmente disponível
(1 mega). Então não vou baixar só a 400kbit do servidor que estou
baixando da internet né...Deixa eu tentar explicar melhor. Se eu faço
uma requisição, eu tenho consciência de que vai chegar até a outra
ponta como se fosse um link de 1 mega (e não de 400 que o meu cliente
tem disponível). Então o excedente fica em cache para ser enviado
dentro do limite de 400kbit do cliente? Como funciona isso? Então onde
vem o controle de download? Um mesmo cliente pode concorrer com o
fluxo de entrada da ppp0 com outros de igual pra igual? Ou é feita
aquela negociação entre 2 links em que, os hosts (emissor e receptor)
em questão verificam a largura da banda disponível no meio para se
basear no link mais lento, e então enviar os dados? No caso do link
virtual do HTB do meu cliente sendo 400kbit...Ele enviará a
confirmação de que o link virtual é na "verdade" de 400kbit...é isso?