Re: HTB

Sim, é exatamente isso, voce soh pode controlar o trafego na interface de saida, pois se voce pensar, como vc vai controlar um trafego que ja chegou? nao tem muita logica(até tem como com a qdisc ingress, mas nao é para esse uso, se quiser pesquisar sobre soh a motivo de curiosidade)

acho que nao vai ser tao complicado nao, eh soh vc criar as classes com suas "bandas", e aplicar os respectivos filtros..

alem de usar o tc filter, vc pode usar o iptables para filtrar e separar os trafegos, por exemplo

iptables -t mangle -A POSTROUTING -s IP_DE_ORIGEM -o ppp0 -j CLASSIFY --set-class 0001:0010

essa regra vai pegar todo trafego vindo do IP_DE_ORIGEM, saindo pela ppp0 e jogar na classe 1:10 do device ppp0.

tem tambem o site do eriberto que tem uns slides para um entendimento legal: eriberto.pro.br

valeuuu

2008/10/1 Julio <cbjulio@gmail.com>
On 1 out, 08:20, "jose augusto (guto) carvalho"
<lis...@gutocarvalho.net> wrote:
> Mais um link...
>
> http://www.tutolivre.net/en/controle-de-banda-descomplicado-com-htb-t...

>  signature.asc
> < 1KViewDownload

Olá José. Obrigado pela resposta.
Sobre os materiais, dei uma estudada no que você passou. Já havia lido
o documento do http://luxik.cdi.cz, e é bem interessante...
Porém, ainda não tô acreditando que será tão trabalhoso fazer o que
quero...rs
Gostaria de mexer apenas nas minhas interfaces ppp0 e ppp1.
Por exemplo:
Tenho o samba. Não quero controle algum sobre ele. Ou seja, todos
podem usar a vontade. Mas quero controlar somente P2P, HTTP (squid),
VOIP. Ou seja, só o que passa pelas ppp0 e ppp1. Então quer dizer que
quando quiser controlar o que o cliente X baixa da internet
(download), vou ter que fazer na eth0 ou eth1 (redes locais) né...
E quando quiser controlar o que o cliente X envia (upload) pra
internet vou ter que controlar nas ppp0 ou ppp1 nas respecitvas portas
né (80, 443, etc). (PS. Já possuo balanceamento usando iproute2).
Ou seja, ao invés de fazer o controle de download e upload na ppp0 e
ppp1 vou ter que fazer o controle de upload na ppp0 e ppp1, e
controlar os downloads por serviço em todas as minhas interfaces
locais (eth0, eth1, eth2) né...Isso vai ser trabalhoso...rs
Aqui mesmo tem um bom material sobre um exemplo com HTB. Porém, o
autor só usa para uma interface. Ou seja, só controla uma coisa
(entrada ou saída) né...
http://br-linux.org/tutoriais/001648.html
Lucas, apliquei os filtros sim, algo como (...match ip sport 80 0xffff
flowid 1:10)...

O que eu falei está certo?