Re: Ferramentas de Backup

Leandro,

No bacula temos 3 coisas.

1. bacula-director

O bacula-director é o daemon que controla todo o backup, clientes (file
daemons) e especifica onde deve ser armazenado (bacula-sd).

Aqui configuramos:

- acesso aos clientes (filedaemons)
- arquivos, diretorios ou particioes que devem ser guardados (filesets
- rotinas de backup (jobs)
- conjunto de volumes utilizados para montar um pool (pools)
- agendamentos das rotnas (schedule)

http://www.bacula.org/en/rel-manual/What_is_Bacula.html#SECTION00421000000000000000
http://www.bacula.org/en/rel-manual/Configuring_Director.html

2. bacula-fd (file daemon)

Este é o agente do bacula que fica instalado em cada estação ou
servidor, é através dele que o director vai controlar o backup.

Simplesmente instala-se este agente e configura-se qual é o director que
vai comandá-lo e receber as mensagens deste fd.

http://www.bacula.org/en/rel-manual/What_is_Bacula.html#SECTION00423000000000000000
http://www.bacula.org/en/rel-manual/Client_Fi_daemon_Configura.html

3. bacula-sd

Este é o daemon que deverá ser instalada na máquina que tem a unidade
de fitas (ex. lto) ou mesmo o storage em que você vai salvar os dados,
caso vá fazer backup em disco.

Aqui simplesmente configurados nossos resources, especificando quais
devices temos disponíveis para serem utilizados.

http://www.bacula.org/en/rel-manual/What_is_Bacula.html#SECTION00424000000000000000
http://www.bacula.org/en/rel-manual/Storage_Daemon_Configuratio.html
http://www.bacula.org/en/rel-manual/Autochanger_Resource.html

Compatibilidade: