Re: SAMBA

Não importa o sistema operacional, uma vez que o arquivo tenha sido
aberto, não poderá ser evitado o 'copiar' ou 'salvar como'.
A única solução plausível é criptografia, uma vez que o arquivo tenha
sido retirado do lugar original precisará da chave criptografica para
ser aberto novamente noutro local. Mas isso só é usado com cautela e
varia de solução para solução.

Sobre pendrives, até hoje estou querendo uma maneira segura de
bloquea-los, aquela solução usando regedit nossos usuários aprenderam
a desbloquear (ainda quero descobrir como, já que naturalmente
usuarios comuns não editam chaves de registro em HKLOCAL_MACHINE).