Re: Servidor com 3 Interfaces (Retificação)

Ae Vinícius

# Interface da Intranet
IF_LAN='eth0'

# Interfaces ADSL
IF_ADSL1='eth1'
IF_ADSL2='eth2'

# Gateways dos ADSL (IPs dos roteadores)
GW_ADSL1='xxx.xxx.xxx.xxx'
GW_ADSL2='yyy.yyy.yyy.yyy'

# Mascarar saídas para os dois ADSL
iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_ADSL1 -j MASQUERADE
iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_ADSL2 -j MASQUERADE

# Marca com "2" os pacotes que trafegam na rede Interna
iptables -t mangle -A PREROUTING -i $IF_LAN  -j MARK --set-mark 2

#Faz o Redirecionamento das Portas do Terminal Service
iptables -t nat -A PREROUTING -i IF_ADSL1 -p tcp --dport 3390 -j DNAT --to-dest 192.168.2.166
iptables  -A FORWARD  -i IF_ADSL1 -p tcp --dport 3390 -j ACCEPT  -d 192.168.2.166

# Joga serviços de e-mail (pacotes marcados com 2) para o ADSL2
ip rule add fwmark 2 table 20 prio 20
ip route add default via $GW_ADSL2 dev $IF_ADSL2 table 20

# Atualiza tabela de roteamento
ip route flush cache

Seguinte, ao meu ver , o problema esta nessa linha

iptables -t mangle -A PREROUTING -i $IF_LAN  -j MARK --set-mark 2

pois ele esta jogando tudo oque esta na rede interna para o ADSL2 até então tudo certo, Mas , tem-se uma excessão.
Veja um exemplo: Um usuário que esta do lado de fora da rede se conecta pelo ADSL1 via NAT a um servico q esta em uma máquina da rede( Terminal Service por exemplo) não cosnegue conexao pois a resposta dessa máquina é marcada com o MARK 2 e é encaminhada ao  IF_ADSL2.. Ou seja ele entrou por um link e saiu pelo outro ... Sendo assim não consegue conectar.

Eu precisaria que todas os pacotes que entraram pelo ADSL1 saissem pelo ADSL1 , e todos os pactoes que entraram pelo ADSL2 saissem obviamente pelo ADSL2 ...
Mantendo ainda a regra que diz que todo as conexaoes da rede interna sejam feitas pelo ADSL2.

Valews.!