Tempo de execução de programa

Olá a todos,

To querendo medir em quanto tempo um programa é executado, pode ser em ciclos de clock ou tempo mesmo.
Fiz algumas tentativas com o comando time no terminal, mas como o programa que estou querendo testar executa em pouco tempo aparece 0 segundos no user e no sys(tempo em user mode e kernel mode), tem como aumentar a precisão desse comando pra eu poder ver em milisegundos?
Nao usei o elapsed time porque ele conta todo o tempo inclusive o tempo que o processador escalonou pra outro processo.

Outra tentativa que fiz foi dar um cat /proc/id_do_processo/stat e ver o tempo que é retornado em jiffies.
Só que cai no mesmo problema de ele ser muito rápido e eu nao poder executar o comando acima ja que eu nao sei em qual id que ele vai pegar. E depois que eu consigo o id já acabou o processo.

Preciso de alguma idéia, obrigado.