Re: Dúvida segurança/firewall - DNS e FTP Passivo

Bom dia!

Posso te ajudar com relação ao ftp:

Se você está liberando os pacotes RELATED, o kernel cuida de liberar as portas de entrada das conexões passivas quando forem necessárias. Não precisa liberar nada com o iptables além da porta 21 (ou qualquer que você tenha usado para conexão ftp). Mas pra isso você precisa carregar os módulos ip_conntrak e ip_conntrack_ftp, que vão "monitorar" as conexões ftp e fazerem a mágica.