Re: LVM x RAID5

2008/8/14 Gustavo Goulart <gust.goulart@yahoo.com.br>:
>  Olá lista,
>

>   Instalei um servidor de arquivos e optei por utilizar LVM. Gostaria da  opinião de vcs na minha decição, pois fiquei na dúvida entre LVM e RAID5.
>
>   No RAID5 eu teria que refazer tudo para add mais um disco e no LVM não, estou certo ?
>

>  Agradeco a todos ...

De acordo com o pouco que eu conheço disso, RAID e LVM tem propósitos
e aplicações diferentes. Um não exclui o outro, e você pode usá-los
inclusive em conjunto, como estou fazendo atualmente em um servidor.

RAID é pra te proteger contra danos físicos ( tanto que o R da sigla é
de "redundante" ), ou incrementar desempenho, mas na maioria das vezes
se aplica mesmo para o primeiro propósito mencionado.

Já o LVM é pra te dar uma escalabilidade e versatilidade maior pra
controlar o espaço em disco, e as partições, que no caso dele, estão
numa cama de abstração superior  gerenciadas por ele, chamada volumes
lógicos.
Com LVM você pode ir adicionando discos como quiser. Com RAID, até
onde sei, não exatamente, mesmo porque cada tipo de RAID tem seus
rigores (os discos devem ser do mesmo tamanho, RAID 1 e 2 exigem
número de discos pares), e depois que os dados estão splitados em
arranjos como RAID5, creio que não seja possível remanejar para usar
outro disco.

Eu estou tendo minha primeira experiência com RAID (por hardware)
agora, mas sinceramente, não muda nada, a não ser o fato de ir lá na
interface da controladora e fazer os arranjos. Em cima de um RAID5 de
4 discos uso LVM. Assim eu tenho uma proteção conta a perda de um
desse quatro discos, e ainda tenho a flexibilidade de poder usar o
espaço como bem entender, sem ter a dor de cabeça de mexer com
partições físicas de disco. Posso aumentar, diminuir, usar espaço de
uma para a outra, enfim.

RAID por software eu não faço nem idéia se te acrescente alguma
flexibilidade a mais ou não.

LVM eu sei que tem o lance de você poder mover as unidades de dados de
um disco para outro, para poder remover um do arranjo e trocar e tal,
mas com RAID eu nunca ouvi falar disso.

--
 >>> http://edsonmarquezani.wordpress.com <<<