Re: (linux-br) Alta Disponibilidade com DRDB e Hearbeat

Oi Lucas,

Alta-disponbildade é igual ao tempo real, comecei a fazer um tutorial aqui, mas ainda não esta pronto. Mas ja relacionei algumas idéias que pode facilitar o entendimento de HA-DRBD.

Informações :

- O DRBD serve para que possamos espelhar partições, usando o mesmo conceito de RAID.
- O Hearbeat serve para controlar os serviços

Definições para o ambiente:

- Os serviços deve estar desabilitados nas duas máquinas, pois o hearbeat que tera a funcao
  de iniciar esses serviços ;

- Os scripts dos processos devem estar dentro de /etc/ha.d/resource.d, usando link simbolicos ;

- Voce pode ver o status do do DRBD usando o comando cat /proc/drbd

- Para instalar o DRBD, voce deve ter o pacote linux-headers e o linux-source da sua distribuição.

- O Hearbeat usado nessa documentação : heartbeat_1.2.3-13_i386.deb

- Sempre cheque os logs do hearbeat e do syslog ;

- Lembre que voce tem de criar uma partição vazia, e que esta partição nao podera ser usada pelo dispositivos
  /dev/hdx e /dev/sda, mas sim o dispositivo virtual, device de nome /dev/drbr0 ;

- Não há necessidade de criação de partições para controle do DRDB ;

- A partição (/dev/drdb0) somente deve ser montada no servidor principal, e pode ser colocado no /etc/fstab também ;

- Em caso de falha é o hearbeat que monta a partição, jamais tente montar na máquina secundária, pois voce nao ira conseguir ;

Se alguem pude contribuir com mais idéias, e até corrigir, se estiver algo de errado.

Att,

Faria