Shaper 'conceito'

Amigos,

primeiro vou explicar o cenário. Tenho um servidor WSUS na sede para atualização dos equipamentos com SO Windows da empresa, isso inclui as unidades 'remotas', possuo um link que 8mb para a ligação com estas unidades, mas, quando libero a saida do WSUS para atualização das unidades, mesmo usando filtros no proprio WSUS ele usa 3mb ou mais da banda, e isso deixaria o link muito lento, então, estive pesquisando e talvez o shaper resolvesse meu problema limitando a banda de utilização do IP do WSUS para por exemplo 1mb, realmente ele resolveria este problema?
Tentei intala-lo mas como meu gateway é antigo ele requer atualização do Kernel, oque eu fiquei com medo de fazer pois o gateway não pode parar (é claro né :)), mas, se realmente o shaper resolver tento fazer a atualização do Kernel em um fim de semana para que em caso de problemas eu possa instalar outro SO Debian tranquilamente sem um downtime de produção. Por isso estou perguntando a vocês se o shaper resolveria este problema.

agradeço desde já

att

Harlei