Re: Como se usa o ssh atualmente?

On 08-07-2008 18:22, Sávio Ramos wrote:

> Humm... Eu tapei o sol com a peneira.

	A maioria das pessoas faz... por isso que costuma-se
dizer que "segurança é um processo e não um produto" e é por
esse motivo que SCAMs e técnicas de Phishing tem sucesso,
porque as pessoas não verificam alguns itens criados para
garantir a segurança delas. :-)

> Agradeço sua explicação, mas foi muito complicada para um
> usuário leigo como eu.

	Desculpe, minha bola de cristal USB está na
manutenção e eu não consegui adivinhar que você era um
usuário leigo, então vamos tentar de novo.

	Um dos pontos de segurança do SSH utiliza uma
espécie de certificado digital, quando você acessa um
servidor pela primeira vez esse certificado é armazenado
na sua máquina, por exemplo, quando você removeu o .ssh
e conectou no servidor ele pediu uma confirmação, algo
parecido com isso:

$ ssh usuario@maquina
The authenticity of host 'maquina (1.2.3.4)' can't be established.
RSA key fingerprint is aa:bb:cc:dd:ee:ff:00:11:22:33:44:55:66:77:88:99.
Are you sure you want to continue connecting (yes/no)?

	Quando você diz que tem certeza que quer continuar
a idéia é que você verificou o "fingerprint" da chave RSA,
essa é a impressão digital da "chave criptográfica" que o
servidor usa pra se identificar e que faz parte do processo
de criptografia que protege a sua conexão, ou seja, sua
sessão SSH.

	O resultado é armazenado dentro do .ssh num arquivo
chamado known_hosts, cujo conteúdo pode parecer estranho
mas na verdade é bem simples, em cada linha há pelo menos
três campos, sendo que o fingerprint é beeeem longo e por
isso o arquivo parece um monte de caracteres malucos, mas
o formato é esse: nome-da-máquina tipo-da-chave fingerprint

> Utilizo o ssh apenas para o básico entre as três máquinas da
> minha rede.

	Sua mensagem original não tinha este contexto,
neste caso é claro que todas as máquinas estão sob sua
guarda e você saberia se alguém mudou algo no meio do
caminho, e este é exatamente o ponto da verificação da
chave, pois algumas técnicas de roubo de informações
fazem com que você pense que está se conectando no
servidor normalmente mas na verdade está passando seu
usuário e senha para alguém mal intencionado.

	Ainda assim, acho importante que as pessoas
saibam que não é "simplesmente apagar o .ssh", esta
não é a única solução e está longe de ser a mais
correta.

	Em segurança, costuma-se dizer que é melhor
ter ciência de que você não tem nenhum mecanismo de
segurança do que se iludir achando que tem.

	Por isso saber o mínimo sobre o processo de
funcionamento do SSH não dói nem tira pedaço e fará
bem caso um dia você tenha que acessar máquinas que
não ficam dentro da sua casa. :-)

> Creio que tanta segurança assim é desnecessária para o meu
> caso, teria que estudar muito para chegar a este patamar de
> conhecimento.

	Ahhh... "tanta segurança"? Digamos que isso
seja um ponto *muito* importante do funcionamento
do SSH e não um nível elevadíssimo de segurança.

	Uma coisa é certa: a chave do servidor SSH
não mudou sozinha, e esse é exatamente o detalhe
que tem que ficar claro, quando a mensagem de aviso
sobre a troca de chave aparece é porque algo mudou,
se foi intencional e você sabe disso, ótimo, caso
contrário fique de olho e confirme se está tudo bem.

> Meu foco no uso do computador é outro... Uso para
> trabalhar com planilhas, programas gráficos e estatísticos.

	Ahhhhh tá... achei que você ia usar o SSH,
daí a história seria completamente diferente. :-)

> De qualquer forma agradeço seu latim.

	E eu o seu grego.

Abraço,
- --