Bluetooth proximity

Bom dia!!
Alguém já usou esta "nova" tecnologia no Debian etch?
Tem que habilitar algum modulo novo no kernel?
Qual adaptador bluetooth é mais indicado???
Se alguém já passou por esta experiência, por favor, estou precisando de ajuda no seguinte:
- Estou montando uma interface gráfica, ainda não sei qual o gerenciador de janelas mais recomendado para isso, que detecte e envie informações para celulares que usem a tecnologia bluetooth.