Re: Firefox pega dados do usuaŕio.

A notícia do Baboo está exagerada ao ponto de poder ser considerada
errada. A notícia do Baboo diz que o FireFox "envia um pacote
contendo...". Isso parece uma tradução muito mal feita do post na Znet
que cita um comentário no reddit: "What this tells Mozilla each
day..."

Ou seja, a intenção do escritor original foi dizer que ao conectar com
servidores da Mozilla, é possível coletar informações como [...], e aí
na brincadeira de telefone sem fio que tornou a reportagem moderna,
alguém vem e escreve isso... Recapitulando, o Baboo transforma em
notícia um e-mail que sei lá quem envia ao fórum sem entender direito
do que ela está falando.

E que o outros links dizem? Que o firefox atualiza sua lista de
extensões bloqueadas conectando com "a nave mãe". Isso graças ao fato
de ter gente distribuindo extensões com malware por aí. Não gosta
disso? Desabilite e pronto.

Infelizmente, vivemos em tempos que os browsers estão se transformando
em verdadeiros ambientes operacionais. As pessoas querem que eles
façam coisas para as quais não foram projetados incialmente, como
editar textos e imagens, mandar e-mails e procurar vírus. Essas coisas
não vem de graça.

O que eu acho disso estar acontecendo com software livre? Ótimo, do
contrário não teríamos informações sobre o que realmente acontece e
teríamos que formar nossa opinão baseados nessas pseudo reportagens.

Por outro lado, esses boatos são sempre bons para lembrar que os
padrões abertos e a "biodiversidade" de software são muito
importantes. Não podemos polarizar a internet em IE e FireFox. Não
podemos nos basear em produtos. As opções precisam existir. Aliás
nesse momento, estou usando o epiphany. :)

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/