raid para de funcionar.

Boa noite lista, desculpe por postar novamente sobre RAID (fiquei feliz antes do tempo), mas não está 100% ainda.

Vamos la...

No final da instalação o sistema reinicia ok...
Eu entro no sistema, altero o grub para bootar com hd0, e  hd1...

executo o comando grub, root(hd0,1) setup (hd0) ... etc...
Até aí tudo bem...

reinicio novamente o sistema, ele da o boot tudo corretamente e um pouco acima do login, aparece escrito RAID...
Então eu crio algumas pastas para fazer os primeiros testes...

Desligo o micro, tiro o cabo de força do HDA, ligo novamente e as pastas estão la (funcionando).
Desligo o sistema novamente, e tiro o cabo do HDB, ligo novamente e as pastas estão tb no HDB (Ok! tudo perfeito!).

Quando ligo novamente os 2 HDS, a surpresa!!
Não funciona mais o RAID, posso criar qualquer pasta e tirar o cabo de força de qualquer HD (a pasta é criada somente no HD que deu o boot) ou seja, o RAID para de funcionar.

Agora eu pergunto..
O que eu faço ?
Não tenho nem idéia qual é o motivo e onde encontrar o erro.

Procuro nos logs, e nada de erros... não sei como faço para descobrir este problema..

obrigado