Re: Impressões sobre o Debian - Iniciante

> Boa tarde, amigos Debianos....

Boa tarde

> A pouco tempo assumi o Setor de Gestão de Informática da
> Empresa onde trabalho. E lá trabalhamos com linux.

Legal, parabéns!

> A consultoria de
> linux é terceirizada
> e sempre perguntei ao consultor porque ele não usava o
> debian. Ele sempre me
> enrolava e dizia algumas coisas. Tipo o Debian é mais
> dificil de configurar,
> o debian não tem ferramentas especificas para Segurança
> de Servidores..

Interessantes observações. Especialmente a parte de "o debian não tem ferramentas especificas para Segurança de Servidores..". Fiquei curioso. O seu consultor poderia citar algumas?

> enfim o Debian ainda não está pronto para o tipo de
> tarefa que usamos na
> empresa, que é servidores de produção..

"o debian não está pronto". Engraçado, sempre ouvi "o linux não está pronto" pra um monte de coisas, e vejo dezenas de pessoas provando o contrário diariamente a vários anos. O que eu percebo é que a algumas pessoas (especialmente as que escrevem artigos para algumas revistas de informática ou alguns outros que apresentam programas de entrevistas a noite na tv) não estão prontas para o linux. Talvez a mesma coisa aconteça com algumas distribuições também.

O que ocorre, IMHO, é que existem públicos e públicos. Não entrego um slackware na mão da minha tia administrar a vlan com a casa da nora, nem um debian na mão do meu avô para ele configurar o modsecurity do apache. Se o yast já tiver estes modulos, quem sabe. :D

> Então eu resolvi aprender um pouco de linux e tentar
> montar um servidor
> debian um tanto quanto seguro e produtivo quanto ao
> Servidor SUSE que é a distro que usamos.

Gostei da iniciativa.  Parabéns novamente.

> De cara ja encontrei algumas dificuldades, tipo onde
> encontrar uma ferramenta tão completa quanto o Yast para configurar os
> parametros nescéssarios.

Isso é fato. IMHO de novo, o yast foi feito para quem não sabe quase nada de nada (leia-se não saber ou querer se aprofundar na configuração) conseguir administrar alguma coisa, ou para quem já sabe fazer na unha (se precisar) mas tá meio sem.... inspiração divina. :)

> 2 - Tive problema com o teclado, O Debian não consegui
> reconhecerr o corretamente o layout de  teclado, coisa que o Suse,
> Ubuntu, fedora, Kurumim, fazem sem perca de tempo.

É, todo mundo tem uma história ruim|triste sobre alguma distro|versão. INCLUSIVE sobre o suse. :D
E não é isso (reconhecer automaticamente o mapa de teclado) que vai tirar o brilho da distro, qualquer que seja ela.

> 3 - Usamos um aplicativo que roda em modo texto, o Debian
> não consegui imprimi-los na tela corretamente, onde é c aparece $, onde
> é um  -, aparece &, aí eu fiquei pensando, eu sei que vão aparecer
> alguns dizendo que é só rodar o locales e escolher outro português!!!!

aposto como dirão que não é locales, e sim TERM ou algo parecido.

> Eu digo que não, porque já fiz isso e não resolveu, ai eu pergunto!
> Porque o Debian ainda é tão ......  digamos..... dificil? tudo tem que
> ser feito na unha?

Para olhos acostumados, tudo é fácil. Eu já levei baile do fedora, do mandriva, gentoo, do bsd, até mesmo do suse, me acostumei com o jeito deles e hoje pra mim são faceis, porém gosto mesmo é do Debian. Cada distro/sistema tem suas particularidades que o tornam atraentes para determinadas pessoas ou funções. E a ausência completa do yast é que me faz diferença ao usar debian, adoro não precisar de yast. :)

> Aí faço outra pergunta aos caros amigos, Se formos
> analisar: tempo x custo x
> beneficio, usar o Debian vale pena! Ter que treinar um
> profissional para aprender as particularidades do Debian, tipo
> configurar um teclado, ou até mesmo o português que será usado, se é
> pt_BR-UTF-8  ou outro português..

Isso foi uma afirmação ou uma pergunta? rs

você pode se certificar em uma determinada distribuição, ou uma certificação genérica e abrangente(como a LPI) , e mesmo assim encontrar dificuldade em um sistema ou aplicação nova.

Como está a sua "zona de conforto" ?

> Infelizmente de início estou usando Ubuntu em modo, texto
> por ser tão enxuto quanto ao Debian e por não ter que perder tempo em
> configurar teclado ou  o  português, agora estou  tentando suprir a
> falta do Yast, tentando configurar  todos os parâmetros na unha! Espero
> não me arrepender!

Nao se arrependerá. Um professor meu de quimica dizia sempre, quando reclamávamos da matéria: "- Vocês tem que aprender o que é dificil, porque o que é fácil, qualquer um sabe e não dá lucro nenhum".
(em parte ele estava certo. rs)

> Um abraços a todos,
> Fábio

Outros mais, e continue estudando.