[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Reservar IP no DHCP via web



Daniel escreveu:
Bom dia a todos.

Estou precisando fazer um seguinte esquema: em um servidor NAT nosso, as pessoas que tentam obter endereço via dhcp só podem receber ip se estiverem com um IP reservado no dhcpd.conf. O problema é que a pessoa que deve fazer a reserva de IP é completamente leiga no assunto, então eu tenho que dar um jeito de elaborar algo gráfico (tipo uma página em php) onde essa pessoa insira os dados como mac, ip e hostname da máquina e isso tudo tem que ser inserido no final do arquivo dhcpd.conf e reiniciar o serviço dhcp.

Alguém tem algo pronto ou sabe onde posso encontrar, ou ainda, dar uma luz de como fazer? Não tenho experiencia com php para fazer sozinho...
Estou utilizando o debian 4.0 r3, kernel 2.6.24 e dhcp3-server
Grato e abraço a todos
Daniel


Olá,

Por outro entendimento, onde uma pessoa específica vai fazer o cadastro, pode usar o gdhcpd. Se estiver na mesma máquina do DHCP, então use o sudo para permitir esta executar o gdhcp como root pedindo a senha dela mesma para não fornecer senha de root para uma pessoa leiga. Se estiver fazendo isso remotamente mas em Linux, pode usar um script que conectar via ssh, pede a senha e abra o gdhcpd.

[]'s
             Junior Polegato


Reply to: