Re: o /var está lotado

Olá,

Boa noite!

Como não sei quais outros serviços você tem configurado, acredito que
executando um: "du -sh *" no diretório "/var" seja possível notar
quais diretórios ocupam mais espaço e descobrir o que está
acontecendo. Procure saber também se não há um mal dimensionamento do
"/var".

O que é comum?
R:
- Exim, Postfix e Sendmail (alguns daemons enviam e-mails locais, como
o CRON etc) em /var/mail
- Samba (quando o tamanho máximo dos arquivos de log é configurado de
forma inapropriada) em /var/log/samba
- Demais daemons - verifique a rotatividade de logs com um "ls -lh /var/log"

Pode não ser o seu caso, mas é importante citar:
- Squid (configurado de forma inapropriada) em /var/spool/squid ou
logs de acesso em /var/log/squid.
- Sarg (gerando relatórios do Squid) em /var/www/squid-reports

Espero ter ajudado!

Um abraço,
Diego Lacerda.