Rsync versao 3.0.2 para Debian Etch

Amigos

Sou um novo usuario de linux. Comprei um Eee PC, da Asus, e gostei muito do Xandros, a distro que vem com ele.

Comecei a usar o Rsync para fazer backup remoto dos meus dados, porem alguns arquivos e folders apareciam no outro lado, o que hospeda meu backup, com nomes de arquivos alterados pois na origem eram arquivos enviados por pessoas que usam windows. No meu sistema de arquivos nao tinha problema: os caracteres acentuados nos nomes dos arquivos eram reconhecidos na boa. Mas depois de rodar o Rsync para backup remoto estes arquivos apareciam com caracteres estranhos substituindo os acentuados nos nomes dos arquivos.

Bem, descobri que a versao mais recente do Rsync, lancada no inicio deste mes de abril, traz uma opcao, a opcao -no-inconv, que bloqueia a conversao automatica de caracteres de um sistema de arquivos para outro. Acredito que isto resolva o problema que enfrento. Porem...

Ainda nao ha' pacote com a versao 3.0.2 do Rsync disponivel no repositorio Debian.org. Uma saida, pelo que me orientaram alguas pessoas, seria compilar a partir das fontes. Foi o que vim tentando fazer, mas nao consegui ainda.

Queria saber se alguem conhece algum pacote para Debian Etch do Rsync 3.0.2. Ou entao se conhece algum bom tutorial para aprender a compilar a partir das fontes.

Antecipadamente agradeco qualquer ajuda.

Um abraco,

Wilson