Re: Dúvida de tunelamento SSH

On 25-03-2008 22:43, Marcos "Japa" Umino wrote:
> Galera,
>
> Estou testando tunelamento SSH e surgiu a seguinte situação, que a
> princípio acredito que funciona, mas não deu certo...
>
> Servidor A tem acesso a Internet, mas não aceita conexões exceto de
> servidor B

> Servidor B não tem acesso a internet, mas (como citei acima) consegue
> realizar SSH para servidor A.

	OK, teoricamente A e B estão na mesma rede física ou tem
alguma forma de "conversar", mas o que quer dizer "não tem acesso
a Internet"? Que ele não navega _nunca_? Que os pacotes dele são
bloqueados? Que ele não está ligado à rede lógica? Que ele não tem
gateway que leve-o para uma rede com IPs válidos?

	O que eu imagino é que A passa por um gateway que leva à
Internet, que B não tem autorização pra cruzar esse gateway e que
você está na rede atrás de B, que isso parece uma DMZ ou uma
screened-subnet. :)

> Meu PC tem acesso SSH pra servidor B.
>
> Ambos servidores tem SSHd configurado com AllowTCPForwarding.

	OK, apenas como referência, talvez a idéia de SSH jumphost
e SSH triggers te ajude a alcançar de forma mais fácil e prática o
que você busca.

http://blog.ganneff.de/blog/2007/12/29/ssh-triggers.html
http://blog.ganneff.de/blog/2007/12/15/using-a-ssh-jumphost.html

> O que eu quero é abrir um túnel SSH com servidor B, do servidor B
> abrir um túnel pro servidor A, e do meu PC acessar a Internet
> (passando pelo túnel PC->ServidorB=>ServidorB->ServidorA).
>
> No Servidor B, abri um túnel da seguinte forma: ssh -D 12345 servidorA
> (para tal, antes fiz ssh para servidor B
> No meu PC abri um túnel "direcionado" (não sei se este é o termo): ssh
> -L 12345:servidorB:12345 servidorB

	Você abriu localhost:12345 e disse que ela deveria ser
redirecionada para a B:12345, em B há um SOCKS Server mas isso
não significa que ele seja um SOCKS Proxy (até onde eu sei), só
indica que ele "redireciona" as conexões, e isso é diferente de
poder usar um Proxy SOCKS no navegador. Talvez usar tsocks seja
a peça que falta no seu quebra-cabeça.

http://www.danilocesar.com/blog/2007/05/29/tunel-ssh-com-proxy-socks-agora-em-sabor-transparente/

> E no meu browser configurei o navegador para usar como proxy socks4
> localhost:12345
>
> Mas não deu certo, o navegador diz que o proxy recusou a conexão.
>
> O que estou tentando é possível?

	Acho que sim, veja se os links acima ajudar, em especial
o de tsocks. :)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)