Re: Fila de e-mail no Exim

On 21-03-2008 11:45, David F. A. B. Fante wrote:
> Olá amigos!
>
> Eu tenho um servidor de hospedagem, porém tenho muito pouca experiência
> com serviços de e-mails...
>
> Ainda ontem fui alvo de um ataque que fez meu servidor enviar SPAM,
> fiquei desesperado, o pessoal do DC onde eu tenho o server foi muito
> gente boa e matou os processos pra mim e resolveu o problema, ficando
> como minha obrigação eu não deixar que isso ocorra novamente.
>
> Ontem tomei uma medida drástica e apaguei toda a fila de e-mail do exim,
> desde então venho monitorando, o que acho estranho, talvez até por eu
> [...]

	Ahhh... eu sei que essa resposta não vai ajudar muito
no problema que você está enfrentando, mas talvez ajude num
sentido mais geral.

	Infra-estrutura de e-mail não é algo trivial, as receitas
de bolo da Internet nem sempre funcionam em todos os ambientes e
não existe um passo-a-passo que diga pra você exatamente o que está
acontencedo.

	Você deveria receber erros no postmaster@ sobre os problemas
normais/regulares da estrutura, e deveria ser capaz de usar o próprio
exim para consultar o queue, no man do exim (mailq) você vê as opções
para listas as mensagens por código, remetente e afins.

	É preciso determinar o que leva a esse comportamento pela
análise não só das mensagens mas dos logs e conexões, se você tem
algum software que está permitindo SPAM ou se seu MTA está como
"Open Relay".

	A documentação do Exim é extensa, mas precisa ser lida para
facilitar sua vida na tarefa de administrar/cuidar de um MTA que
usa exim.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)