Re: Hds USB são desconectadas aleatoriamente

Tive o mesmo problema com discos externos pela USB, discos de 5 1/4.
Eles são problemáticos, na maioria das vezes o problema é físico ou
relacionado a quando esquenta, cabo ou o case.

Em duas oportunidades era o case, noutra era o cabo.

O problema é que voce já não pode confiar mais no backup quando ele
pára no meio da operação. Nesse caso é melhor usar EXT2 porque na
minha opnião backup não precisa de jornalling (mas se usar EXT3 também
não fará mal) e ao montar a unidade use a opção -o sync, dirsync para
efetuar o backup baixando imediatamente os buffers no disco, ex :

  sudo mount -t ext3 /dev/sdb1 /media/usbbackup \
    -o sync,nosuid,nouser,rw,dirsync,users

Embora tenha usado esses cases IDE 5 1/4 por uns 2 anos em casa e
nunca tenha da problema, reconheço que para backup dia-a-dia eles são
muito problemáticos.

Na proxima vez, dê preferencia para case de 3 1/2 e discos SATAs, não
fazem barulho, são alimentados pela própria USB e geralmente não dá
problema por causa do case.